quinta-feira, 30 de abril de 2020

ONTEM VIAJEI PELA LUA


Quando pequena, gostava de viajar por mapas, tentando imaginar como seria a vida nos lugares mais distantes que encontrava! Às vezes, olhava os contornos dos países, imaginando se me seria um dia possível conhecer todos eles. Era um jeito de viajar sem sair de casa.

Ontem viajei pela Lua! Dentro de casa, viajei pela Lua pois, há poucos dias, a Nasa, o Serviço Geológico dos EUA (USGS) e o Instituto Lunar Planetário divulgaram o "Mapa Geológico Unificado da Lua". Não foram as novas possibilidades de estudos que me levaram à Lua, mas o passeio exploratório por descobertas antigas, tais como a navegação por mares que não são mares (Mare Serenitatis, Mare Fecunditatis, Mare Tranquilitatis), por lagos que não são lagos (Lacus Doloris, Lacus Somniorum), por golfos que não são golfos (Sinus Amoris, Sinus Concordiae). E também por rimas.

Na Lua também há rimas. Ou melhor, na Lua há fissuras. No Latim rima/rimae significa “fissura”. Na Lua, as diferentes fissuras recebem o nome de rima (fissura) ou rimae (fissuras). Na poética lunar, cabe um pouco de tudo: sentimentos como tranquilidade, amor, dor, serenidade... Também cabem homenagens, pois várias das formações geológicas presentes na superfície da Lua recebem, além dos nomes classificatórios dados pela Geologia Planetária (mare, lacus, sinus, rima), o nome de alguma personalidade, como no caso das rimae.

Viajei ontem por um conjunto chamado Rimae Hypatia. Este conjunto de fraturas na superfície da Lua recebeu o nome de uma mulher que viveu aproximadamente de 351 a 370 d.C., Hypatia de Alexandria. Foi uma filósofa, astrônoma e matemática. Diz-se que construiu astrolábios e hidrômetros, instrumentos que já existiam antes dela. Ensinava a pagãos e a cristãos, independentemente de seu credo pessoal, tendo reconhecida influência política na Alexandria.

Como os gregos estudados de sua época, a maioria deles homens, Hypatia entendia também de poesia. Por isso hoje continua viva na Lua, onde tantas outras rimas se fazem presentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário