quinta-feira, 26 de março de 2020

ENTRE TEMPO E ESPERA


Tempo é algo que escorre. Faz-se presente apenas por um breve instante, virando passado e se lançando em futuro. O presente, este breve estalo entre o tempo que se foi e o que virá. É fato. Sabemos disso, mas insistimos em viver do que foi, ou projetar o que virá, deixando de lado este “instante-já”, como nomeia Clarice, em seu livro Água Viva, a fração de tempo que é o agora.

Vivemos projetados para o futuro, esquecendo-nos de que o tempo, este “Senhor tão bonito”, como nos canta Caetano Veloso, em Oração ao Tempo, é Cronos a nos devorar sem piedade. Passa e não retorna mais. “Tempo, tempo, tempo, tempo”... Tempo, irmão da espera.

Em um mundo em que o presente cada vez menos importa, nos esquecemos da importância da espera, da necessidade do presente. E passamos a vida em estado de stand by, momentos em que nossos aparelhos estão ligados, mas não funcionam plenamente.

O tempo é irmão da espera. Tantas são as imagens de espera que a Literatura nos traz, muitas delas femininas. 

Hemera espera infinitamente sua mãe Nix para trazerem, juntas, ainda que separadas, o dia e a noite para o mundo. Penélope tece e destece seus fios para driblar seus pretendentes. À beira do Mar de Vigo, uma moça acolhe as ondas que chegam enquanto, delas, não vem seu amado. Em sua torre, Rapunzel urde um jeito de fugir, tecendo suas tranças. Todas esperam. E refletem em suas esperas a imagem do casulo. A simples imagem de espera em transformação.

O presente é um casulo. Um ato de espera em que, cuidadosamente, nos tecemos lagartas, rumo a nossas asas de borboleta.


9 comentários:

  1. Que delicado! Uma bela reflexão sobre a vida e como não nos damos conta do tempo que passa e nos arrasta com ele. Vivamos o presente!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mariaângela!
      Que vivamos o presente, como se fosse o único e o mais precioso!

      Excluir
  2. Que lindo, Glaucia! Parabéns! Teçamos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Obrigada pela leitura, Ana Paula! Precisamos muito refletir sobre espera, paciência e construção!

      Excluir
  4. Nossa, muito lindo, Glau! Como é importante lembrarmos do agora e vivê-lo por inteiro! Novamente a literatura nos ajudando a viver melhor o presente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rô! Penso que a Literatura é porta aberta para muitas reflexões. Fala do humano e das possibilidades de vivermos e de nos transformarmos sempre! Bjs

      Excluir